Artesanato como passatempo e artesanato como profissão
E, de fato, tem muita gente com trabalhos lindos, é fácil se encantar! Mas qual a sua relação com o artesanato?
O artesanato pode ser visto de duas formas diferentes: ele pode ser apenas um passatempo, ou pode ser uma fonte (complementar ou integral) de renda.
Como passatempo, o artesanato uma forma de relaxar, de ter o prazer se produzir algo com as próprias mãos; é algo que você faz pra se sentir bem. Tendo o artesanato como passatempo, você tem vários benefícios, como: exercitar a coordenação motora e a concentração, estimular a criatividade, aliviar estresse e ansiedade, valorização de detalhes, melhora da autoestima, e muitos outros.
Já quando o foco é ter uma renda em cima das peças produzidas, você pode ter muitos dos benefícios citados acima, mas há outros detalhes que precisam ser levados em consideração. A profissionalização do artesanato vem junto com comportamentos diferenciados, como:
- Ter canais de divulgação e de contato com clientes, e alimentar esses canais com conteúdo (redes sociais ou site, por exemplo);
- Oferecer um bom atendimento;
- Ter organização;
- Honrar compromissos, como data de entrega de encomendas;
- Fazer corretamente os cálculos para o orçamento;
- Se organizar financeiramente, tendo controle de estoque de materiais (quando há estoque), controle mensal das vendas etc;
- Preocupar-se em ter um público alvo. Você produzirá pelas para adultos ou crianças, por exemplo? Peças educativas ou decorativas? Entre outros;
- Investir em materiais de qualidade;
- Investir nas ferramentas básicas para a produção;
- Investir em moldes e apostilas pagas, quando possível - existem artesãs que trabalham especificamente com a criação e venda de apostilas e moldes, e há trabalhos muito bonitos em que vale a pena investir, pois o retorno é diferenciado;
- Investir em conhecimento (pesquisar conteúdos e tutoriais gratuitos na internet e, quando possível, investir em cursos pagos).
E esses são só alguns pontos importantes, que devem ser levados em consideração na hora de eleger o artesanato como profissão.
De qualquer forma, como “hobby” ou como fonte de renda, uma coisa é unânime: artesanato tem que ser feito com amor. Aqui tem de sobra. E por aí?

Comentários
Postar um comentário